Homens da FIR flagrados extorquindo passageiros

Os homens da Unidade de Intervenção Rápida (UIR/FIR), vivem extorquindo passageiros no posto de controlo de Nampevo, ao longo da Estrada Nacional N-1.

Os homens da FIR obrigam as viaturas a terem que parar e posteriormente ordenam que os passageiros todos desçam dos veículos e, daí são exigidos documentos de identificação.

Segundo avançou o Diário da Zambézia, após o processo mencionado acima, segue-se então a vasculha minuciosa das pastas de cada um dos passageiros.

fir

No entanto, quem não possuir os documentos fica naquele ponto sob pena de não continuar com a viagem.

Os repórteres do Diário Da Zambézia flagraram os agentes da UIR atuando naquele local.

Nesse dia, um grupo de jovens com idades compreendidas entre 15 aos 18 anos de idades que não possuíam um documento sequer, foram orientados a se distanciarem da viatura onde seguiam.

Curiosamente durante essa acção toda, um dos agentes disse num tom bastante ameaçador “não quero dinheiro de ninguém quem experimentar vou dar chamboco fiquem ai, e os do carro podem seguir”, disse o homem da FIR.

Depois do carro seguir lentamente como se o condutor conhecesse o “filme”, o mesmo agente deu outra orientação, “vão para ali ter com aquele chefe ninguém pode vir onde estou”, acrescentou.

Daí, os jovens em número de três voltaram a correr e felizes e se fizeram a viatura, onde todos os passageiros que com eles seguiam viagem inclusive a equipa de Reportagem do Diário da Zambézia, foram unânimes em questiona-los, o que teria acontecido para que logo fossem “soltos” pelo que responderam “demos dinheiro, este deu 10 Mt, eu 20 e este também 10 Mt”, disseram visivelmente satisfeitos.

 

Deixe uma resposta