Detidos cinco agentes da PRM por envolvimento em caça furtiva em Massingir

Cinco elementos da Polícia da República de Moçambique afectos ao Comando Distrital de Massingir, província de Gaza, região Sul de Moçambique, dos quais um subinspector, dois sargentos e dois guardas da Polícia, e um civil foram detidos no último domingo, 7 de Junho, por envolvimento em caça furtiva.

Jeremias Langa, porta-voz do Comando Provincial da PRM daquela região disse tudo começou na tarde de sábado, dia 6 de Junho, quando os cinco agentes interpelaram um caçador furtivo na zona de Ntanyane, distrito de Massingir, concretamente no interior do Parque Nacional do Limpopo, na posse de um corno de rinoceronte.

Caçadores furtivos em Moçambique
Segundo porta-voz, o referido caçador furtivo vinha de uma jornada de caça furtiva no Kruger Park, na África do Sul.
O canal de Moçambique avançou que Jeremias Langa não revelou os nomes dos detidos, acrescentou que os agentes da Polícia, em vez de deterem o caçador furtivo e apreenderem o troféu que com estava ele, preferiram acompanhá-lo até ao local da venda, na vila-sede de Massingir, onde venderam o corno a um comprador por 920 mil meticais.
Jeremias Langa referiu que, depois de venderem o troféu, dividiram o valor com o próprio caçador furtivo, que recebeu 50%, o correspondente a 460 mil meticais, e os restantes 460 mil meticais ficaram com os cinco polícias, que distribuíram entre si, garantiu a mesma fonte.
A PRM acrescenta os seis indivíduos foram detidos um dia depois de diligências feitas graças a denúncias populares. Adianta que decorrem outras diligências com vista à neutralização do comprador, que até agora anda fugitivo, e do qual os implicados confessaram não saber a sua localização nem a sua residência.

Deixe uma resposta