1º de Junho: Celebra-se hoje o dia Mundia da Criança

Hoje é Dia Mundial da Criança, que teve a gênese no pós-guerra, num mundo flagelado, em termos sociais e humanitários, que quis defender as crianças dessa destruição. Por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, nasce a celebração.

Em Moçambique essa data é costumeiramente celebrado pelas crianças apenas nas escolas primárias e escolinhas. E este ano não fugiu a regra, muitas mães estão a preparar as suas crianças para mais logos as levarem as suas respectivas escolas e escolinhas com intuito de celebrar o dia.

Dia Mundial da Criança
Dia Mundial da Criança

No período da manhã as escolas primárias e escolinhas registam um silêncio absoluto. Nesse período as crianças brincam perto de casa, querem ver o que mamãe vai preparar para o lanche mais logo.

Geralmente as celebrações começam por voltas das 12 horas, isto nas respeitivas escolas ou em locais alugados, isto deve-se ao facto da falta de espaço nas escolas, isto é, no ensino primário existem três horários, o primeiro é das 7-10h, o segundo é das 10:30 as 13h e o terceiro vai das 13:17h, isso quer dizer que em cada sala entram 3 turmas.

As salas não iriam conseguir albergar tanta moldura humana, com isso outros optam por alugar locais privados para celebrar a data.

Onde os petizes acompanhados pelos respectivos encarregados de educação, professores, pais da Turma irão se deliciar do que foi preparado pelas suas mamãs.

Os professores e pais da turma é que tem tido a missão de supervisionar a festa, com o intuito de protege-los contra possíveis intrusos.

Deixe uma resposta