Filipe Nyusi diz que não vai assinar acordo nenhum com Dhlakama

Filipe Jacinto Nyusi, contrária o líder da Perdiz, Afonso Dhlakama, que a dias disse que iria assinar um acordo com o presidente da República. Na altura Dhlakama falou que seria dentro de 45 dias.

Nyusi voltou a alertar que não iria violar a constituição da República, aconselhando ao líder da Renamo a recorrer o Parlamento para colocar as preocupações do seu partido.

dhlakama

O presidente da República fez esta declaração, na quinta-feira passada (28), em Abidjan, Costa do Marfim, pouco antes de partir com destino à Abuja, na Nigéria onde vai participar na investidura do novo Chefe de Estado daquele País.

Nyusi, que afastou a possibilidade de um acordo com o líder da Renamo nesse proósito, reiterou a sua disponibilidade em tudo fazer para a manutenção da Paz mas, sem no entanto, interferir no funcionamento dos três poderes constitucionalmente consagrados para acomodar interesse ilegais.

“Não tenciono, nenhum dia, mandar um tribunal julgar a favor ou a desfavor de alguém; por isso, temos que evitar instruir o Parlamento ou temos que tudo fazer, para não sermos instruídos pelo tribunal, como Executivo, para tomar algumas decisões. A democracia tem que prevalecer; posições políticas sim, mas essas, tem que ser dentro da balizas estabelecidas” -acrescentou Nyusi.

Deixe uma resposta