Ser velho em Africa é um Castigo

A Velhice é uma fase da vida muito delicada, fase essa que muitas pessoas hoje almejam alcançar, para poderem ter vários filhos, netos, em fim ter tudo de bom que a vida oferece.

Mais em África a velhice pode significar um pesadelo, isto devido a vários motivos. Um deles deve-se ao facto da África ser um continente em que as pessoas crescem a ouvir superstições, historias sobre Magia, feiticeiros que geralmente é praticado pelas pessoas mais velhas, razão pela qual, que em determinados lugares, os velhos são muito respeitados e temidos.

velhaa
Quando adoece alguém da família ou na vizinhança os velhos são sempre culpados de praticarem actos de bruxarias ou por outra magia negra, quando isso acontece eles são espancados, maltratados e em alguns casos eles são linchados, sem qualquer provas de que a tal pessoa praticou a magia negra.

Geralmente as pessoas não procuram saber se a criança ou a pessoa está a sentir dores de barriga por ter comido uma manga verde ou um alimento estragado, eles vão encima dos velhos indefesos, razão pela qual se pode afirmar, ser velho em África é o sinônimo de pesadelo, pais e mães são abandonados por serem acusados de estarem a matarem os familiares com os seus actos de bruxarias.
Os tais idosos geralmente são pessoas sem condições financeiras, nessa situação eles acabam passando dias e dias com fome, pelo facto de não terem mais energias para trabalhar, o que é mais penoso nessa história é ver os idosos sendo rejeitados pelos próprios filhos, é completamente doloroso.

 

Deixe uma resposta