O partido Renamo parece estar mais concentrado nas suas tropas em relação ao partido em se. É um caso que já estáa deixar certos membros do partido descontentes, pelo facto de alguns terem ficado desempregados após a Renamo ter decidido não concorrer nas eleições autárquicas passadas, realizadas em 20 de Novembro de 2013, deixando assim centenas de membros sem emprego e alguns sem sustento.
A renamo esta mais preocupada com a sua tropa, esta a realizar um forte investimento aos seus homens armados, fornecendo-os fardas novas, botas e ate armamentos novos, esquecendo-se ou dando menos atenção ao partido em se. A Renamo não esta conseguir fazer uma dupla gestão, isto é, satisfazer os seus homens armado e ao mesmo tempo satisfazer os seus quadros ou membros do Partido.
Parece que os homens armados da Renamo são a prioridade em relação ao partido, eles são tão empenhados nas tropas que em todos os confrontos que tem tido com as tropas das FADM/FIR, saem vitoriosos, o que já não acontece com o partido que vem sendo aplicado varias goleadas nas eleições.