A policia de transito é um dos sectores mais corruptos de Moçambique

Acredito que não é necessário ser um especialista ou ter um formação superior para ter a certeza de que  a policia de transito Moçambicana é um dos sectores mais corruptos do nosso pais.
Hoje édifícil encontrar um policia de transito sem uma casa própria, eles já não dependem do seu salario, eles ganham muito mais com a corrupção em relação ao seu próprio salario. O que eles possuem não condiz com o que ganham, acredito que se fizessem uma investigação muitos deles ia parar na cadeia.
 Eles desenvolvem técnicas diferentes para conseguir ganhar um tostão dum automobilista, a cada automobilista que eles mandam parar fazem de tudo para tira qualquer coisa dele.
É verdade que o sector do transito é um dos mais importantes em qualquer país do mundo, pelo facto de garantir a ordem e segurança nas estradas, mais infelizmente a nossa policia de transito aproveita-se dessa situação para tirar ganhos ou interesses pessoais.
É verdade que os automobilistas cometem varias irregularidades, o que por lei merece uma penalização, concedendo-lhes uma multa, multa essa que deveria ir aos cofres do estado, mais não é isso que esta acontecendo, ao invés de aplicar multa ao automobilista varias vezes os Policias de transito pedem gorjetas em troca eles não passam a multa e o estado sai a perder.
Um dos casos muito bem conhecido por todos nos é sobre os transportadores dos semicoletivos vulgos chapa100. A lei Moçambicana admite apenas indivíduos que possuem carta de condução profissional, para além, é que devem transportar ou exercer a função em causa, mais são muitos que costumam conduzir com pesado, quando lhes pergunta se não tem medo de ser penalizado quando for mandado parar com os policias de transito, eles responde: “é só colocares 200 meticais no meio da carta de condução e já esta tudo resolvido”.
É um caso de dizer que no sector de transito a corrupção esta no seu pico, e que esta longe de ser solucionado.

3 comentários em “A policia de transito é um dos sectores mais corruptos de Moçambique”

Deixe uma resposta