Morreu musico mocambicano Madala



Morreu um dos ícones da musica moçambicana, morreu vitima de doença, músicos esse que em vida era mais conhecido por Madala. Madala que nos anos 90 fez vibrar o pais com as suas belas musicas e seu estilo irreverente, musicas essas que ate hoje mexem com o publico moçambicano,  nos restaurantes, nas casas de pasto, festas e muitos outros locais.
Madala era conhecido com seu estilo magnifico e um jeito de usar so dele. Madala atingiu o auge com o lançamento do albo ponessa musi Wango, que traduzido em português significa, salvar a minha casa( familia), o albo esse que teve 2 em destaque, Xiripo e chimuronbo, musicas essas que bateram em todo MOZ, que ate hoje muitos cantam, mesmo não sabendo falar a língua ndau, muitos conseguem cantar essas duas grandes musicas, um sinal dum homen que em vida trabalhou, viveu e encantou o povo Moçambicano.
Em 1984 conquistou também o primeiro lugar do concurso radiofónico Senzo como a melhor voz da Beira. O seu primeiro álbum, em cassete, com o título Palmira, saiu em 1997.

Em 1998 voltou a ganhar o Ngoma Moçambique da Rádio Moçambique através do tema Chimurombo. Neste mesmo ano foi lançado o seu segundo álbum, já em CD, intitulado Ponessa Musiwango, que lhe valeu um disco de prata. Três anos depois lançou o terceiro disco, Mangamba, também em CD.

Segundo os registos disponíveis, o gosto pela música parte da família, pois o seu pai tocava acordeão e interpretava músicas na igreja. Madala começou a tocar com um grupo de amigos quando tinha apenas 12 anos. Foi com o mesmo grupo que começou a tocar em bailes e casamentos.

No início da sua carreira tocou em bandas como Tambores de Sofala, The Kings, que ele próprio criou, e Tambores de Mambone, agrupamento que tocava músicas de raiz, em particular mandoa.

Madala tocou igualmente em vários eventos de diferentes instituições como, mais recentemente, as galas de beneficência da Televisão de Moçambique.
 

Um musico que conseguiu quebrar as barreiras étnicas, apesar de ser Ndau conseguiu ter aceitação em todo o pais. Madala foi e sempre será um grande musico, guardaremos para sempre as boas musicas que ele nos propocionou.

Deixe uma resposta