Munhava da opressao a Revolucao


Munhava é um dos bairros mais famosos e o mais polémico de Moçambique, tradicionalmente chamada de zona dos rebeldes e de gente muito perigosa. A anos atrás, a zona da munhava era muito conhecido por praticar justiça pelas próprias mãos, isto é, caso encontrassem um malfeitor a população não o encaminhava as autoridades policiais, simplesmente  linchavam-o mortalmente duma forma desumana e macabra.
Geralmente os linchamentos eram feitos por meio de pnéus, quando pegassem ladrão, amaravam-o e colocavam o pneu sobre o seu pescoço, colocavam combostivel nele e acendiam. Os malfeitores morriam da forma mais cruel possivel, acto esse que é contra as leis vigentes no pais e contra as leis divinas.
Hoje munhava é conhecido como um bairro unido, um bairro que não tolera opressões, um bairro da oposição, um bairro temido. Prova disso foi o que se constatou nos períodos da campanha para eleicoes autárquicas e pós eleicoes.
Confrontos na campanha eleitoral
No penúltimo dia da campanha para as eleicoes autárquicas, munhava parou, munhava vibrou, após um choque e troca de palavras entre simpatizantes da Frelimo e os do MDM, houve a necessidade de accionarem a policia de Iterveincao Rápida para evitar que a situação piorasse, quando tudo levava a crer que as coisas iam melhorar ou apaziguarem-se, as coisas só pioraram.
Mesmo vendo com armas de fogo e gás lacrimogenio a policia de interveincao rápida não conseguiu parar a fúria dos munhavences, que foram com tudo contra os simpatizantes do partido contrario ( Frelimo), invadiram a sede do partido, incendiaram carros, bateram no candidato que concorria as eleicoes e até roubaram a comida que serviria como almoço naquele dia.
O povo munhavence mostrou que já estavam fartos de opressão e que nada lhes intimidaria naquele dia, os policiais apareciam com armas e eles com pedras. Naquele mesmo dia incendiaram três sedes do partido frelimo e incendiaram o palco onde que o candidato da frelimo iria terminar a campanha.
Confrontos no recrutamento compulsivo
Após o drama das eleicoes, surgiu o outro pesadelo para os munhavence, o recrutamento compulsório, em que as FADM’S estavam a recrutar coersivamente as pessoas na cidade da Beira em especial no bairro mais populoso da cidade da Beira, “MUNHAVA”, por varias vezes as FADM’S recrutaram os jovens coersivamente, apesar das FADM’S estarem a negar que foram eles a fazer o recrutamento, a população já sabiam que são eles, por que os fardamentos usados, as viaturas usadas eram das Fadm.
Com esse todo processo, mais uma vez munhava entra em acção, cansados disso paralisaram as ruas, queimaram carros, pneus, colocaram barricadas nas estradas, mostrando-se revoltados pela atitude das FADM’S, o povo da MUNHAVA mostrou a sua fúria, revolução essa que foi se alastrando para a zona do vaz e outros bairros da cidade. Com essa toda agitação as FADM’S foram obrigados a recuarem e parar com o recrutamento na zona da Munhava e em toda a cidade da Beira, mais uma vez Munhava mostrou tolerância zero a opressão, humilhação e abuso de poder, por isso é que os munhavences sempre dizem: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.

Deixe uma resposta