Carta aberta de Nini Satar ao Presidente Filipe Nyusi parte-5

Após um longo período sabático, o empresário Moçambicano Momade Assife Abdul Satar, popularmente conhecido por Nini Satar, voltou a escrever uma carta endereçada ao presidente da República, Filipe Nyusi.

Confira a carta abaixo:

Será que o povo é mesmo seu patrão?

Excelência,

Há um velho ditado que diz que durante a caça ao voto tudo serve. Ou seja, humilhamo-nos, mentimos e, até se possível, vendemos a alma ao diabo. É uma altura em que tudo serve; desde vestirmo-nos como os muçulmanos, protestantes e até aceitamos compartilhar um prato de xima com “Zé povinho”, numa localidade recôndita. O senhor Presidente sabe que fez isto durante a sua caminha, rumo à Ponta Vermelha.

No pleito o senhor Presidente saiu vencedor, conforme justificaram os órgãos eleitorais competentes. É verdade que foram detectados problemas de transparência no processo eleitoral, mas, na globalidade, não afectaram a sua vitória. E em tempo útil o felicitei pela vitória, como muitos outros milhares o saudaram.

No dia da sua consagração, em tomada solene de posse na Praça da Independência, o senhor disse e isso ficou indelevelmente registado que “o povo é meu único, legítimo e exclusivo patrão”. Nesse dia também disse que a PAZ estava no topo da sua agenda de prioridades, incluindo a inclusão e a tolerância.

A minha percepção pessoal e, creio, na de mais de 20 milhões de moçambicanos, foi de que o senhor Presidente iria sentar à mesma mesa com Afonso Dhlakama para dialogar. E fê-lo para alegria de muitos compatriotas nossos que há não viam um alto magistrado da nação a dialogar com a oposição para o bem do país.

fiquei, entretanto, decepcionado porque desde aí não se observou mais nada de concreto. Ou seja, o povo, aquele que o senhor Presidente diz que é seu patrão anda desconfiado. Não sou eu quem o diz. Vejo nas redes sociais e interajo com as pessoas. As opiniões são unânimes ao afirmar que Nyusi poderá ser o pior Presidente de Moçambique. É só olhar para o quadro sócio-político nacional: inflação desenfreada, guerra, regresso das colunas militares, seca, desemprego…

Senhor Presidente,

Não se pode subestimar o líder da Renamo. Este senhor em 1992 surpreendeu o mundo quando assinou o Acordo Geral de Paz e mandou os seus homens cessarem com o som das armas. Quando emanou essa ordem, não haviam ainda as Tecnologias de Informação. Isto é um sinal inequívoco de que Dhlakama goza de respeitabilidade no seu partido e que, independentemente da vontade de quem quer que seja, ele é o único interlocutor para a paz em Moçambique.

Eu, francamente, estimo muito ao meu Presidente e não o queria ver associado aos males que fustigam Moçambique. Eu encontro-me na diáspora, mas de coração e alma viradas para a nossa pátria de heróis. Eu, na minha humildade, lhe peço encarecidamente senhor Presidente: tenta resolver esta situação com Afonso Dhlakama.

Presidente – também me considere seu patrão – fiquei atónito ao acompanhar o que o senhor disse, em Adis- Abeba capital da Etiópia, no decurso da última cimeira da União Africana. Foi o senhor que disse que não estava a conseguir chegar à fala com Afonso Dhlkama. Para o meu espanto e de todo povo moçambicano, creio, dias depois o ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional, Nick Hurd, confirmar ter tido um contacto telefónico com o líder da Renamo. Quer dizer, quem tem dificuldades de encontrar o senhor Afonso Dhlakama é só o meu Presidente?

Veja Também

Carta aberta de Nini Satar ao presidente Filipe Nyusi parte 1

Carta aberta de Nini Satar ao presidente Filipe Nyusi parte 2

Carta aberta de Nini Satar ao Presidente Filipe Nyusi parte 4

Para deixar claro que, efectivamente, conseguiu falar com Afonso Dhlakama, o senhor Nick Hurd até prestou algumas declarações à imprensa, no Aeroporto de Mavalane. Foi no final da sua visita de dois dias a Moçambique. Lembra-se que até se encontrou consigo, Presidente?

Senhor Presidente, nas últimas semanas, o país tem conhecido uma escalada de violência sem precedentes com relatos de confrontos militares e denúncias de raptos e homicídios de membros das duas partes em conflito. Estamos mal na fotografia mundial depois de tantos avanços com a paz.

Tenho na minha órbita uma dúzia de colegas empresários estrangeiros que querem investir 100 biliões de dólares americanos em várias áreas económicas no nosso belo país, mas sentem-se retraídos. Será que não há como ultrapassar isto, meu Presidente?

E eles me perguntam sempre: Nini vamos investir esse dinheiro para sermos escoltados por colunas militares?

Senhor Presidente, mais do que nunca o povo, o tal seu patrão, exige que o senhor procure todos os caminhos possíveis para dialogar com o líder da Renamo antes que o país entre em colapso total. É que neste andar, não estamos longe de alcançar países como Angola e Zimbabwe, onde a inflação está estampada nas vitrinas das lojas, onde só abundam moscas.

Eu ainda não me cansei e digo-o até aqui: “EU CONFIO EM TI NYUSI”. Portanto, faça de tudo para devolver a paz a este povo trabalhador e nunca se esqueça, Presidente, que Moçambique não é propriedade de ninguém. É de todos os moçambicanos, sem distinção de cor, religião, raça!

Presidente, nenhuma paz é alcançada com a força das armas. As armas servem para destruir e o diálogo é o melhor caminho para se resolver qualquer diferendo. É que se a luta só fosse vossa, possivelmente não me iria meter. Mas graça o povo moçambicano, esse mesmo povo desamparado que colocou o senhor para ser seu guia.

Um abraço incondicional do seu concidadão, nascido na mesma província que o senhor, Cabo Delgado, repositório de muitos heróis nacionais que, com tenacidade, lutaram para a independência de Moçambique.

Nini Satar

3 comentários em “Carta aberta de Nini Satar ao Presidente Filipe Nyusi parte-5”

  1. Para todo povo mcmbcano dizer k kem sabota a governação d sua Excia Nyusi,é as sombras rodeadas ao presidente. Apenas pedir sua Excia k tire medo e k faça decisões sem o temer ninguém. Visto k todos havemos de morrer pork é direito humano. Eles governaram e se ouvir deles o povo ficará filtrado. Outros Kerem s limpar cara usando seu nome e eles xtao muito perto. Em Tanzânia da xegar lá buscar experiências. Passe vassoura todos elencos do mandato anterior do campo até na cidade.

    Responder
  2. Forca ai mano Nini, falas como se o povo fosse teus filhos, acho a sua honestidade pelo povo é de extrema importancia, nós devemos acreditar mesmo em ti Nini como dizias ” Presidente, nenhuma paz é alcançada com a força das armas. As armas servem para destruir e o diálogo é o melhor caminho para se resolver qualquer diferendo. É que se a luta só fosse vossa, possivelmente não me iria meter. Mas graça o povo moçambicano, esse mesmo povo desamparado que colocou o senhor para ser seu guia” fim da citacao. Coloco-me no teu lugar Nini.

    Responder

Deixe uma resposta