PRM acusa a Renamo de ter causado o incidente em Gondola

A Polícia da República de Moçambique (PRM) disse que o incidente envolvendo a comitiva do líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, foi provocado pela Renamo, ao abrir fogo sobre uma viatura matando um civil.

“O que custa é descobrir quem está a fazer os desmandos, mas nós já descobrimos, são homens da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana], estavam numa caravana, dispararam e atingiram mortalmente alguém”, disse o comandante da polícia em Manica citado pela  Rádio Moçambique.

ataque a comitiva de dhlakama em Gondola

Segundo Armando Canhenze, a polícia estava ainda a reunir mais informações, mas, adiantou, “sabe-se que os homens da Renamo alvejaram mortalmente o cidadão civil”.

O comandante da polícia desconhece “as razões que motivaram aquele disparo, até atingirem aquele homem mortalmente”, descrevendo “uma situação de pânico”, em que os passageiros da viatura fugiram em debandada para as matas e a existência de dois feridos a precisar de socorro.

Na descrição da polícia à Rádio Moçambique, “ocorreu um incidente envolvendo a caravana da Renamo de 16 viaturas com homens devidamente fardados e armados, em número de oito em cada viatura” e que, ao passar por Gongola, antes de Inchope, “dispararam para um carro civil”.

Depois daquele incidente, prosseguiuCanheze, “começaram a soar os tiros e isso cria pânico na população, é uma zona movimentada, e pessoas pensaram que era o reinício da guerra”.

A circulação de pessoas e bens tem problemas, é um assunto que tem a ver com a segurança, por isso mandei homens para se aperceberem do que estava a acontecer”, assinalou ainda o comandante da polícia em Manica citado pela Lusa, acrescentando que admite abrir um processo legal visando a comitiva de Dhlakama.

“Com a nossa presença, acho que a situação vai abrandar. Mais tarde, numa altura oportuna, admito fazer procedimento legal, abrir expediente contra a caravana da Renamo para se apurar quem disparou e, de forma legal, ser responsabilizado por este comportamento maléfico”, declarou.

Deixe uma resposta