Renamo condecorou 120 antigas guerrilheiras

A Renamo condecorou as cercas de 120 antigas guerrilheiras com medalhas. Com este gesto a Renamo pretendia enaltecer a todas mulheres que deram a sua juventude na luta pela democracia em Moçambique durante a guerra dos 16 anos.

Afonso Dhlakama

As condecorações foram efetuadas pelo próprio líder da “perdiz”, Afonso Dhlakama. As medalhas eram banhadas de ouro e com a legenda que dizia “Heroína da luta pela democracia em Moçambique”.

A chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República, Ivone Soares, referiu na ocasião que estas antigas guerrilheiras deram um contributo muito grande para liberdade das mulheres e não só no país.

“Graças a vocês caríssimas heroínas hoje podemos falar livremente em qualquer parte do país. A integração da mulher na Renamo foi uma grande contribuição para a Luta e a partir daí para o desenvolvimento da Guerra e consequentemente para a victória do povo sobre a Frelimo” disse Ivone Soares.

Já a presidente da Liga da Renamo, indicou na ocasião que atualmente a Renamo, inspira-se nas mulheres que aos 5 de Julho de 1980 decidiram abraçar a causa defendida por aquele partido.

“Com o mesmo saber e bravura pegaram em armas e partiram para o combate, nesses combates, chegaram a assumir postos de comandantes, instrutoras, radistas, professoras, paraquedistas, enfermeiras e mais. Lutando lado a lado com homens venceram a guerra dos 16 anos.”

Deixe uma resposta