20 militares das FDS abatidos ontem em Moatize

Nos últimos dias tem sido constante os confrontos entre os homens armados do maior partido de oposição em Moçambique (Renamo) e as Força de Defesa e Segurança (FDS).

renamo2

Segundo Unay Cambuma, 20 militares da Força de Defesa e Segurança foram mortos ontem em Moatize e outros tantos desertaram.

O texto abaixo não sofreu qualquer tipo de alteração, ele foi retirado do profile de Facebook de Unay Cambuma, com isso pode conter alguns erros ortográficos.

20 MILITARES DAS FDS ABATIDOS ONTEM EM MOATIZE

* MILITARES DESERTAM EM MASSA 

Numa nova vaga de provocações militares coordenadas pessoalmente por Nyusi coadjubado pelos conterrâneos makondes o “ministro” da defesa Mutumuke e o nungu Chipande; o Nyusi decidiu criar uma nova unidade denominada UIR que tem como missão principal defender os interesses partidários da Frelimo. O Nyusi aposta mais na UIR por desconfiar que há muita fuga de informação nas FADM devido a presença de elementos da Renamo do exército conjunto saído dos Acordos de Roma. Para esta operação específica foram seleccionados vários militares de Cabo Delgado e Maputo a que se juntaram alguns naturais de Manica e Tete.

 

No dia 14 deste mês uma companhia das FDS fortemente armados dirigiram se para a localidade de Macoça em Dombe, Sussundenga onde Dhlakama orientará as cerimónias centrais do dia da Liga Feminina da Renamo que se celebra no dia 5/7. Outro numeroso grupo dirigiu se a Moatize, posto administrativo de Chibaene na zona de Monjo. Lá chegados capturaram 7 elementos da população que foram levados a Moatize para serem interrogados sob varias ameaças e sevicias de forma a recolherem informações sobre as bases da Renamo.

 

 

No dia 23/6 os militares voltam a Monjo juntos dos 7 “prisioneiros” onde ocuparam compulsivamente a casa da Delegada da Renamo de nome Natália Lino que conseguiu escapulir in extremis apenas com a roupa que trazia vestida. Os militares pilharam todos os seus bens incluindo galinhas e cabritos. A senhora Natália ainda se encontra em parte incerta. O local onde os militares acamparam (uma companhia – 100 homens) dista 3 km da base da Renamo. No dia 24/6 os militares iniciam patrulhas e incursões no interior das matas. Já ontem, 25/6 um pelotão das FDS (25 homens) que fazia uma incursão cruza com uma patrulha das perdizes composta por 5 elementos. O encontro foi inesperado e os beligerantes entraram imediatamente em combate que resultou em 20 baixas fatais e 5 desaparecidos por parte das FDS contra nenhuma das perdizes. Entre os mortos encontra se o comandante do pelotão. Entretanto, quando os restantes militares acampados na dona Natália ouvem os disparos que ocorriam a menos de 2 km dali o comandante do grupo ordena um ataque de longa distância depois de esperar em vão por mais de 2 horas pelo retorno dos camaradas.

A situação ainda e tensa e o standoff continua e ate ao momento ninguém se atreveu em ir recolher os cadáveres. Para piorar as coisas, cerca de 50 soldados que fazem parte do grupo desertaram em massa na noite de ontem deixando as armas e o fardamento ficando apenas o comandante e o pelotão responsável pela guarda e artilharia. Os militares alegam terem sido enganados com alegações de que iam desmantelar um grupelho de marginais armados quando na verdade tratava se de operação militar de alto risco.

Unay Cambuma

Deixe uma resposta