O escritor moçambicano Mia Couto é finalista do Man Booker International

O escritor moçambicano Mia Couto é um dos 10 finalista do Man Booker International.

O Prêmio Internacional Man Booker (Man Booker International Prize) é um galardão literário internacional atribuído de dois em dois anos a um autor de ficção vivo de qualquer nacionalidade, com obra publicada em língua inglesa, original ou traduzida.

O prêmio, patrocinado pelo Man Group em 2005, complementa o Prêmio Man Booker, procurando destacar a influência de um escritor no campo da literatura. Assim, o prêmio é um reconhecimento do trabalho pessoal, e não de uma obra sua em particular.

Mia Couto1

Além de Mia Couto, estão a concorrer mais 3 escritores Africas. E é pela primeira vez desde a criação do Man Booker International, em 2005, que quatro escritores africanos estão entre os dez finalistas do prêmio literário britânico, cujo vencedor será anunciado esta quarta-feira.

Nas demais edições, de 2005 a 2013, apenas outros três autores do continente concorreram: em 2005, o egípcio Naguib Mahfouz, vencedor do Nobel em 1988; o nigeriano Chinua Achebe, único a ser laureado; e em 2009 o queniano Ngugi wa Thiong’o, confirmado na edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Na edição de 2015, estão na lista Mia Couto, o congolês Alain Mabanckou, o líbio Ibrahim Al-Koni e a sul-africana Marlene van Niekerk. Vêm de Áfricas bem diversas. Apenas Mabanckou é negro.

Deixe uma resposta