O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deu dois meses para o partido Frelimo viabilizar o anteprojecto das autarquias províncias, Dhlakama diz que não irá aceitar outra alternativa.
“Sei que a Frelimo, a pouco tempo, a dois dias chumbou o nosso anteprojecto. Quero vos dizer aqui que a Renamo vai governar a vossa província da Zambézia, vamos governar, estão a ouvir bem? Vamos governar.
Se a Frelimo chegar aqui e atacar-nos, disparar-nos, teremos que ficar em sentido, não papa, Deus não disse isso temos que nos defender. Se eles nos provocarem vamos nos defender.
Pode demorar um poucadinho por que chumbaram agora, podemos aguentar se calhar mais dois meses, mas quero garantir que ainda este ano 2015 vamos governar, vamos estabelecer a administração da Renamo por que nós queremos corrigir, queremos ensinar a Frelimo como se governa, queremos desenvolver Moçambique, queremos que esses jovens tenham emprego, queremos acabar com a política de exclusão social, não queremos dividir o país como os camaradas da Frelimo andam a gritar, eles é que dividem o país.”
Confira o vídeo abaixo: