Homens armados da Renamo e as FADM confrontaram-se em Gaza

Voltou-se a viver clima de guerra em Moçambique. Homens da Renamo e as FADM confrontaram-se, desta vez na lagoa Mpfurhi, na região de Nhambondze, no posto administrativo de Nalazi, província de Gaza.

Renamo-guerrilheiros-gorongosa

O site Folha de Maputo, avançou que cerca de 100 homens armados da Renamo atacaram na tarde da Quinta-feira por volta da 14.00 horas uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), na região de Mhabondze, próximo da Lagoa Mpunze, no Posto Administrativo de Nalazi, distrito de Guijá em Gaza, sem contudo provocar vítimas humanas.

A página Magazine CRV diz o contrário, a mesma garante que foram as FADM que atacaram os homens de Afonso Dhlakama. Os homens armados da resistência nacional Moçambicana (Renamo), teriam sido encontrados com as FADM na lagoa Mpfurhi por volta das 13h da quinta-feira.

A mesma fonte avança que quando as FADM chegaram, abriram o fogo e os homens da Renamo responderam. Mas as duas partes depois cessaram o fogo e encetaram uma conversa.

A Polícia da República de Moçambique (PRM) por intermédio do seu porta-voz, Jeremias Langa, citado pelo Notícias, garantiu que se tratava de um grupo pertencente à formação liderada por Afonso Dhlakama, que tem vindo a movimentar-se desde os meados de Março da região central do país para o sul, com objectivos ainda não claros. Ainda de acordo com a fonte, a PRM , apela à calma, e garante que as autoridades policiais, têm a situação sob total controlo.

Deixe uma resposta