Governador de Inhambane diz que os Guerrilheiros da Renamo estão sendo enganados por Dhlakama

Depois do ministro da agricultura, José Pacheco ter denunciado que a Renamo estava violar o acordo da cessação das hostilidades por movimentar os seus homens para o posto administrativo de Zinave, distrito de Mabote, em Inhambane, o Governador de Inhambane, Agostinho Trinta disse que os guerrilheiros da Renamo os ex-guerrilheiros da perdiz estão ser vítima de uma mentira por parte do seu líder, Afonso Dhlakama e pede a estes que se entreguem voluntariamente para sua integração nas forças de defesa e segurança.

Agostinho Trinta- Governador da província de Inhambane
Agostinho Trinta- Governador da província de Inhambane

 

Não querem entregar a lista para que ele se beneficie, o governo está a falar entrega lá a lista, entrega lá, para que estes tenham o dinheiro que você já tem, nada nada, quando lhe pedem lhe pedem a lista ele foge vai para Nampula, vai para Niassa, enganar lá a população. E estas pessoas estão sendo enganadas por ele a 23 anos. O nosso apelo, é para você que é guerrilheiro da Renamo, tem que entregar-se ao governo, já chega de ser enganado.

Agostinho Trinta disse ainda que por trás da proteção da criação das regiões autónomas, há razões obscuras, entre elas a disseminação de ódio entre pessoas do mesmo país.

Ele quer que os moçambicanos se odeiem, ele quer matar a nossa paz, quer matar a nossa unidade, quer matar o progresso e o desenvolvimento, ele quer semear conflitos entre tribos, portanto aquilo que ele está a dizer é como se alguém dissesse vamos dividir uma pessoa, por que o país é como uma pessoa, disse Agostinho Trinta.

O governador da província de Inhambane garantiu a população do posto administrativo de Zinave, distrito de Mabote que os homens armados da Renamo estacionados naquela região do país, estão sob forte vigilâncias das forças de defesa e segurança e que não possuem perigo para a população.

Deixe uma resposta