Estou muito feliz com o regresso do Fred Jossias: Humberto Luís

O Moz Massoko entrevistou o jovem músico Humberto Luís, que nos últimos anos tem mostrado uma evolução aplausível na arena musical nacional. Nos últimos tempos, o músico tem sido um dos artistas mais mediáticos no país.

Durante a entrevista, Humberto Luís fez algumas revelações. O jovem músico disse que o músico Moçambicano Ivo Mahel foi quem lhe deu a motivação para entrar no mundo da música. Confira a entrevista completa…

Humberto Luís

Moz Massoko: Quem é o Humberto Luís?

Humberto Luís: Humberto Luís é jovem moçambicano, natural da cidade de Maputo, nascido no bairro do Chamanculo, porém passou quase toda infância nos bairros da Malhangalene e Mafalala. Peço perdão pois não gosto muito de revelar minha idade logo terão de ficar na dúvida mesmo (Risos).

Moz Massoko: Era seu sonho ser músico?

Humberto Luís: Nem sempre foi meu sonho, quando garoto lembro-me que sonhava em fazer o curso de electrotecnia.

Moz Massoko: O que te levou a abraçar o mundo da música?

Humberto Luís: Não houve algo especifico que fez-me abraçar o mundo da música, recordo-me que certo dia a saída da escola ter encontrado o músico Moçambicano Ivo Mahel tocando e cantando, tendo me aproximado e cantado junto com ele uma música que fazia muito sucesso na época. Depois de cantar ele disse que eu levava jeito para a música. Penso que ele foi quem me deu a motivação para entrar no mundo da música.

Moz Massoko: Em quem você se inspira?

Humberto Luís: Inspiro me no dia a dia das pessoas (relacionamentos) e tento contar as histórias das mesmas em forma de música.

Um dos cantores nacionais que mais admiro e sou completamente fã, é o Wazimbo, sou também apaixonado por músicos como a Mingas, Mr Bow, Stewart Sukuma e vários outros, e a nível internacional admiro Alexandre Pires.

Humberto Luís1

Moz Massoko: Quais são as suas ambições?

Humberto Luís: Neste momento uma das maiores ambições que tenho é a de ganhar mais espaço no panorama musical em Moçambique e ao nível Internacional, importa referir que neste momento está em curso um projecto cujo intuito é minha projecção na diáspora.

Moz Massoko: Quais foram as dificuldades que já enfrentou, antes de se singrar no mundo da música?

Humberto Luís: Foram muitas as dificuldades, mas hoje digo em alto e bom som que foram preponderantes para o que sou hoje, nunca fui rejeitado, acredito que antes de me encontrar os meus trabalhos não tiveram assim muita aceitação, não guardo ressentimento de ninguém mas sim agradeço a todos.

Moz Massoko: Achas que tens inimigos?

Humberto Luís: Não acredito que tenha inimigos pelo menos faço de tudo mais alguma coisa para que tal não aconteça.

Moz Massoko: o que tens a dizer sobre o regresso do Fred Jossias nas câmeras?

Humberto Luís: Fred Jossias é um grande amigo, quase que como um irmão estou muito feliz com o seu regresso, considero-o um dos melhores apresentadores de Moz, espero que ele volte com tudo em nome da nossa cultura em especial para o desenvolvimento da música no seu todo.

Moz Massoko: Como recebeste a notícia da morte do músico Jackson?

Humberto Luís: Recebi a notícia da morte do Jackson com profunda tristeza, por coincidência recebi-a juntamente com um dos integrantes dos SWB (Cris) e logo em seguida fomos ao encontro dos outros dois integrantes do grupo e rumamos a casa do malogrado, de uma forma resumida foi uma perda irreparável para a música e para a cultura moçambicana.

Moz Massoko: Pelo que tudo indica, a música você não vale nada, foi a que lançou o Humberto Luis, quando escreveu a música você contava que faria tanto sucesso assim?

Humberto Luís: Sempre que componho uma música espero que a mesma faça sucesso e com a música em causa como todas as outras, sonhava que se tornasse em sucesso e graças a Deus o sonho se tornou em realidade.

Humberto Luís2

Moz Massoko: A quem diga que o Humberto Luis explodiu muito rápido, concordas com isso?

Humberto Luís: (Risos) Entendo que pensem dessa maneira, mas na verdade Humberto Luís vem tentando singrar há já alguns anos porém o reconhecimento veio aquando do lançamento da música intitulada Você Não Vale Nada, mas foi uma longa caminhada até chegar aqui.

Moz Massoko: Qual é o segredo para o sucesso?

Humberto Luís: Acredito que é ter sempre vontade de aprender mais e mais, ouvir as críticas, enfim o trunfo de tudo é a humildade.

Moz Massoko: Considera-se um músico realizado?

Humberto Luís: Realizado? Difícil essa questão, partindo do princípio que o músico/artista é um sonhador, logo, o limite é o céu.

Moz Massoko: Qual é o conselho que vais deixar aos milhares de jovens que estão a se esforçando para se singrar no mundo da música e muitas vezes não conseguem sobressair devido ao problema financeiro?

Humberto Luís: Nunca desistam dos seus sonhos por mais que pareça que está tudo perdido continuem lutando sempre.

1 comentário em “Estou muito feliz com o regresso do Fred Jossias: Humberto Luís”

Deixe uma resposta