O músico Moçambicano Ziqo Da Silva, publicou um vídeo que está a gerar muita polêmica. O vídeo mostra o jovem músico chegando de um carão, em seguida estacionou-o e disse o seguinte:
Boa vida também cansa, que tal um pouco de Chapa…deixa la andar de chapa tchão.
Após isso o músico desceu do seu carro e foi subir um chapa lotado, o músico teve que pendurar.
Por questão de segundos, o vídeo virou viral nas redes sociais, dividindo opinião de muitos. A quem não gostou da atitude do Ziqo, alegando que o mesmo esteja a gozar com a população desfavorecida ou por outra a população mais pobre, que por muitas vezes não tem dinheiro para subir Chapa e que dia e noite lutam para tentar mudar as suas vidas.
A quem diz que o Ziqo estava a fazer uma simples brincadeira e que o mesmo queria sentir a sensação das pessoas que costuma subir o chapa. Já os críticos afirmam que o Jovem músico não devia usar a expressão “Boa vida também cansa“, por que muitos estão a procura dessa boa vida a séculos e não conseguem te-la.
Confira o vídeo abaixo
E você, qual é a sua opinião?
Zico zico. Sou um sem tecto . Peco ki o zico nao fez nenhum mal. Oki ele fez e normal. So ki em moz tudo o ki a gente faz a gente interpreta d lado negativo. Seria positivo se tivesse sido feito com rick ross
É bom que se diga, meus irmãos moçambicanos. as palavras quando soltadas são susceptíveis de diversas formas de interpretação, dependendo do valor que cada pessao orienta o seu racional e do sentido que quer dar ao que ouve ou até mesmo ao que vê. Nós moçambicanos não devemos fazer uma análise e interpretação cirúrgica ou à bruto e por efeito tunel ao comportamento de alguém, devemos, sim, preocupar-nos com a génese do assunto que leva um determinado cidadão a comportar-se de certa maneira e não de outra, as condições reais que estimulam certo tipo de comportamento, aí, de facto conseguiremos atingir às causas e não aos sintomas daquilo que julgarmos mau comportamento.
Olhando particularmente a attitude do Zico, para percebermos o porquê de ter agido daquela maneira precisamos de compreender vários factores que lhe estão associados para sabermos que é o Zico, nomeadamente, onde nasceu, como cresceu, em que ambiente foi criado, quais as influências que sofreu ao longo da sua vida, quais são as suas intuições, quais são as dificuldades ou facilidades que ele encarou para chegar onde está, o que pensa sobre a vida de maioria dos moçambicanos. Com as respostas destas questões dadas podemos aferir as razões daquela forma de agir do Zico.
Mas, de qualquer forma, boa sorte Zico que tem uma vida de opulência e só esperemos que tenhas sido guindado para esse nível por fás e não por nefas. Faço apelo aos meus irmão moçambicanos para que continuemos a lutar pelo bem-estar comum, num ambiente sem guerras, quezílias e questiúnculas.