Confrontos entre Homens armados da Renamo e as FADM/FIR podem causar uma receÇao economica


Não é necessário se formar em economia para saber quais são os impactos que uma guerra terá sobre uma determinada economia. Sabe-se que para uma economia ir avante é necessário que um pais seja constituído por um governo e sector privado, sector privado que será constituído por vários agentes económicos que irão ajudar no crescimento da economia, isto é, os agentes económicos  tem como principal actividade investir num determinado sector esperando que tenham retornos do valor investidos acrescidos de lucros.
Para que as actividades dos diversos agentes económicos seja saudável é necessário que o pais em que estão a desenvolver as suas actividades tenham um clima ou ambiente apropriado.
Já não é o que esta acontecendo no nosso pais, que estamos perante uma guerra civil silenciosa, o que vai ou esta a inviabilizar as actividades dos diversos agentes económicos, por que com a formação das colunas, no troco Save/Muxungue, acaba atrasando o crescimento ou expansão de diversos negócios. Se formos a notar, muitos agentes económicos quando querem abrir um negocio, eles fazem empréstimos nas Bancas, com intuito de produzirem e gerarem lucros e depois devolver o dinheiro emprestado com juros num determinado prazo ou período.
Com esses confrontos que se vem verificando, parece que muitos agentes económicos não irão conseguir honrar com os seus compromissos com a Banca, por que as suas actividades acabaram sendo condicionadas com os confrontos entre os homens armados da renamo e as forcas governamentais.
Isso acaba desestimulando os agentes económicos a continuarem investirem no nosso pais, por que ninguém aceitaria investir num local, sabendo que corre sérios risco de perder todo seu dinheiro, todo agente económico investe para ter retornos acrescido de lucros.
Essa situação que o nosso pais esta viver, só acaba nos prejudicando, por que teremos poucos investimentos, os poucos investidores que estão no nosso pais podem deixar de investir, consequentemente teremos uma queda drástica na nossa economia.

Deixe uma resposta