Domingos Gundana apelida a PRM de ladrões e vândalos

Após a invasão das Forças de Defesa e Segurança a duas residencias do presidente do maior partido da oposição no país, Afonso Dhlakama, na cidade de Maputo. Domingos Gundana, membro sénior da Renamo, não conseguiu esconder a sua indignação. O mesmo usou a sua conta pessoal do Facebook para mandar algumas farpas.

Confira a seguir a opinião de Domingos Gundana sobre a invasão a Residencia do líder da Renamo:

POLICIA OU LADRÃO? VÂNDALOS OU MALFEITORES?

Bom dia meus caros amigos e irmãos desta vida, não se espantem pelo o titulo que lhes apresento como um questionamento. Na verdade estou um pouco indignado pela atuação da policia da Republica de Moçambique.

Ja vi e ouvi muita coisa sobre as artimanhas da policia e dos policiais sobretudo no que tange ao comportamento destes no exercício ou comprimento de missões de que os são atribuídos no seu dia a dia.

Bem, eu também já por varias vezes falei da policia e dos policiais, nos bons e maus momento de atuação, elogiei e critiquei quando necessário fosse.

Hoje, mais uma vez, escrevo não para critica mais sim indignação, questionar se a atuação de ontem 27.03.2016, na invasão e arrombamento das casas do Líder da Renamo e da Sede Nacional deste Partido me pareceu um pouco algo de Policia Ladrão e ou Vandalos Malfeitores, olhando pela forma como a ação foi realizada.

Nao foi a primeira vez que a policia vai nas casas do Líder da Renamo ou nas Delegações do seu Partido, lembro me no tempo do mandato do Presidente Chissano, quando este alegou que a Renamo não devia continuar com Radios de Comunicação estilo Militar porque estes interferiam na comunicação do Estado, Chissano, mandou a Policia realizar buscas, e isso aconteceu. Na mesma casa em Maputo, onde o Comandante Bernardino da Cidade enviou seu contingente levar as caracas de AKM-47, só que a diferença reside no mods operands, na Época do que me lembro os agentes foram bem educados, as portas lhes foram abertas e revistaram tudo o que tinham como suspeita, levaram o que lhes interessava e deixaram as armas. Nao vandalizaram, não arrombaram nada, tanto em Maputo, Beira, Chimoio e Nampula.

A bem pouco tempo na Cidade da Beira, quando a mesma policia pretendia recuperar as armas que seus colegas abandonaram em Zimpimga manica na emboscada ao Líder da Renamo dia 25, esta policia foi de alguma forma mini-educada, ao solicitar o Líder a devolução das armas e entrega das que estavam na posse de seus guardas. Do que pude saber, foi, o Líder perante a Governadora e o Bispo Católico, fez se um termo de entrega do material solicitado pela policia, e abriram se as portas para revistar e levarem tudo o que lhes tinha sido mandatado, não foi preciso arrombar portas.

Indignou me o ato violento de ontem, dai a minhas questão ao Comandante Bernardino: Sera atuação real de uma policia ou da POLICIA LADRÃO/ VÂNDALOS MALFEITORES?

Pois num domingo Pascal, onde os Cristãos estavam nas suas Igrejas orando pela Paz e Reconciliação, na Semana Santa onde vimos o Chefe de Estado e sua família sentados no banco da Igreja nos parecia la estarem com sentido de Paz e amor ao próximo, pensávamos que em orações ele pedia a Deus caminhos da Paz, mas muitos nos enganamos, pois ele estava la orando aos seus deuses por um plano que afugenta a Paz.

Ir a uma instituição publica como a Sede de um Partido num domingo, onde ja se sabia que ninguém la estaria a trabalhar, como a policia pensava entrar nos Gabinetes para revistar? So seria por vias VÂNDALOS, ARROMBAMENTOS. Quando se leva algo a mais do que se procura na ausência dos donos da casa, que nomes a atribuir isso? So pode ser LADROAGEM E MALFEITORES.

O Comandante Bernardino como gosta de ser ele a se exibir quando se trata de assuntos como estes, talvez sim, demonstrar serviço. Ele apresentou Caracas de armas, enferrujadas o que demonstram fora de serviço, disse que uma teria sido usado a bem pouco tempo, kikikiiiiiiiiiiiiiiiii riso, foi feito exame em menos de horas, nas 47 Armas que apresenta e no espaço de 23 que elas estão na posse da Renamo so uma foi usada e a bem pouco tempo kikiiiiiiiiiiiiiiii senhor Comandante seja tropa, diz mais que foi por denuncia popular haaaaaaaaaaa senhor comandante não mete povo nisso, o senhor sabe muito bem e já era policia acredito eu quando o Líder da Renamo e sua guarda vieram a Maputo saindo de Maringue la em 1993. Se não se lembra deixe lhe dizer porque eu cá estava e vi estes no exercício das suas atividades, quando iam ao aeroporto receber o Líder, todos tinham suas armas, fora dos que estavam nos carros da escolta, havia os que ficavam nas estradas por onde ele passava.

Vimos essa historia de querer envolver o povo quando a policia ficou a queimar os carros do Líder da Renamo em Zimpinga e para se livrar do assunto tentou dizer que a população queimou porque estava furiosa com o Dhlakama, uma mentira desmentida pelos residentes daquela zona. A Policia sabia e sabe que naquela casa estavam as armas para a segurança do Líder, que so usavam se quando ele chegasse e quando assim ele ordenasse, pois por não serem usados ficaram sucatas.

Se a policia, tinha missão unica de levar armas, os porquês de terem carregado o lixo de pedras estilo preciosas, bandeiras, dinheiro e Computador portátil?

O Comandante apresenta as tais armas em numero superior do que a Renamo diz, a bandeira na mesa, as pedras lixo e não apresenta o dinheiro e o computador, pois estes devem ter parados nos bolsos do POLICIA LADRÃO. Sera que apos operação os participantes são revistados?

O Comandante deu ordens e seus agentes executaram, então ele deve assumir as consequências de seus agentes. vasos de plantas e cortinas que destruíram na casa do Líder eram armas?

Dai POLICIA VÂNDALO. A Policia não pode continuar a realizar operações que deixam duvidas.

Deixe uma resposta