Manuel Chang comentou pela primeira vez sobre a dívida da EMATUM

Pela primeira vez o ex-Ministro das Finanças, Manuel Chang, comentou sobre a polêmica da dívida da EMATUM. O mesmo disse que a renegociação é boa decisão, mas recusa-se a explicar o que falhou no passado.

Manuel Chang ex-ministro das finanças

“Não é o governo que está a importar os barcos, quem está a importar os barcos é uma empresa, tanto é que tem nome, é a EMATUM. Como governo, achamos que o negócio é bom e vamos deixar que aconteça” disse Manuel Chang em 2013, quando ainda desempenhava o cargo de Ministro das Finanças, onde defendia a viabilidade do negócio.

“Como podem reparar, sete anos, mesmo com o período de diferimento de dois anos, 500 milhões de dólares que temos que pagar, é muito pouco tempo e as taxas são elevadas. Então, é preciso encontrar formas para estendermos os prazos e trazermos a taxa de juro para baixo”, alertou o atual Ministro da Finanças, Adriano  Maleiane, no dia 18 de Junho passado, numa data em que Manuel Chang faltou ao Parlamento, onde agora é deputado pela Frelimo.

Dois anos depois o optimismo de Manuel Chang desapareceu, o ex-ministro já não gosta falar do assunto e aceita que a renegociação da dívida é uma boa decisão.

“Acho que é bom, sempre que tivermos a oportunidade de reduzir aquilo que são as condições é sempre bom, fiquei satisfeito”, disse Manuel Chang em contacto com um dos repórteres da Soico TV (STV).

Quando questionado como é que havia calculado o negócio na altura, Chang respondeu: “não gostaria de confrontar o governo com aquilo que foi decidido no período em que estive no governo, mas fiquei satisfeito ao saber que se pode fazer essa renegociação”.

Manuel Chang negou falar sobre o que terá falhado no negócio EMATUM, alegando que a lei lhe dá dois anos para não exercer nada que tenha haver com o cargo que ocupava no mandato passado.

Deixe uma resposta