Dhlakama diz que “São jovens que estão a morrer em benefício dos ladrões da Frelimo”

Os confrontos armados entre os homens armados da Renamo e as forças governamentais parecem estar longe do fim. A cada dia que passa registam-se mais confrontos e, quem sai prejudicado com isso é a população, que é obrigada a deixar as suas casas para lugares que lhe possam proporcionar mais segurança.

Segundo o semanário Canal de Moçambique, o Governo continua a querer desactivar as bases da Renamo à força.

Relatos avulsos, sem confirmação oficial, dão conta de mais militares das tropas do Governo mortos em duas semanas de combate.

No passado fim-de-semana ocorreram cinco confrontos militares. O primeiro ocorreu no sábado, às 9.00 horas, nas redondezas do povoado de Chinhajane, em Tsangano, quando uma companhia das Forças Armadas pretendia invadir a base da Renamo na mesma localidade.

Quando as Forças Armadas se aproximavam da base da Renamo, foram recebidas a tiro, tendo resultado em mortos cujo número não foi revelado, nove feridos graves e danos avultados nas viaturas militares, garantiu a mesma fonte.

Devido aos confrontos, a população tem-se refugiado no Malawi, pela fronteira de Calomúe-Angónia, e fixa-se na região de Dedza.

A administradora de Tsangano, Ana Berresone, classificou a situação como preocupante. “A nossa situação não é boa. Temos três escolas encerradas e a população em debandada, a fugir para o Malawi”, disse Ana Berresone.

Dhlakama Ataca a Frelimo

O presidente do maior partido de oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama confrontado com o que está acontecendo em Tete, disse que nada do que se está a passar em Tete estaria a acontecer se a Frelimo não insistisse em enviar tropas para desactivar as bases da Renamo à força.

O líder da “perdiz” lamentou que sejam jovens, filhos do povo, que estão a morrer em causas incompreensíveis.

“São muitos jovens que estão a morrer em benefício dos gananciosos e ladrões da Frelimo, que roubam os impostos do povo.

São pais, filhos, irmãos, sobrinhos de muitas famílias que hoje deixaram de existir por tentarem defender os ladrões da Frelimo”, sentenciou Dhlakama.

2 comentários em “Dhlakama diz que “São jovens que estão a morrer em benefício dos ladrões da Frelimo””

  1. O goverdor de tete esta mentir falando coisas falsas para o povo isso nao e verdade dizendo que nao existem refugiado moçambicanos no malawi. Como se justifica propria renamo queimando casas das suas familias. Isso nao e verdade. As forças da fdm sao as que estao vandalizar o povo. Os refugiados que se encontram no malawi na maioria sao mulheres e crinças por que os maridos foram turturados e mortos com as forças de fdm nas suas casas e nas suas machambas. Por favor governo nao queremos a guerra procurem formas acabar com isso.

    Responder

Deixe uma resposta