Oldemiro Baloi chamado pelo governo francês para esclarecer investigação da morte de Gilles Cistac

O governo francês parece estar disposto a encontrar os responsáveis do assassinato do Franco-Moçambicano Gilles Cistac a todo custo.

A título de exemplo ontem o governa francês manifestou o interesse de ver esclarecido o assassinato do cidadão franco-moçambicano Gilles Cistac, cujos restos mortais serão hoje transladados para a cidade de Toulouse, sua terra natal.

Oldemiro Balói

O portal O PAIS, avançou que o interesse do governo de Paris foi manifestado, ontem, pelo encarregado de negócios da embaixada francesa em Maputo, Cyril Gerardon, durante a cerimónia do último adeus ao professor catedrático e constitucionalista, que teve lugar no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

Segundo Gerardon, o governo francês, através da sua embaixada, está determinado em ajudar a família do malogrado “tanto quanto possível, especialmente no processo judicial que vai iniciar, esperando que a verdade seja desvendada o mais breve possível sobre os autores do assassinato e os mandantes”.

Ao que tudo indica, Paris pretende levar o caso até às últimas consequências, no que se refere ao esclarecimento deste caso.

Refira-se que a dias atras, o veterano do partido Frelimo Sergio Viera criticou veementemente a atitude da comunidade internacional por pressionar o governo Moçambicano a encontrar o culpado pelos crimes. Alegando que na Europa e América muitos africanos são assassinados mas nenhuma embaixada os pressiona a esclarecer o crime.

Deixe uma resposta