Membros e simpatizantes do partido Renamo na província de Tete ameaçam levar o poder a força caso o líder daquele partido, Afonso Dhlakama não demostre a vontade de querer governar nas províncias que o mesmo saiu vencedor nas últimas eleições gerais. Os mesmo pediram para que o líder da Perdiz, Afonso Dhlakama, acelerasse com a concretização das regiões autônomas de modo a satisfazer o eleitorado que votou nele nas últimas eleições.
Por via disso, o líder da Renamo acalmou a população dizendo que vai governar dentro em breve, no quadro de projecto das autarquias provinciais, que vai incluir mais 5 provincias, nomeadamente:
Sofala
Manica
Nampula
Niassa e
Zambézia.
A Renamo vai governar a província de Tete, vai governar a província de manica, em Sofala, na Zambezia, de Nampula e de Niassa, Disse Dhlakama.
Afonso Dhlakama garantiu aos membros e simpatizantes da Renamo que o partido no poder, Frelimo, jamais irá governar a província de Tete.
O mais importante é que já cheguei, o vosso trabalhador, Afonso Dhlakama, o vosso defensor, o vosso homem que serve os vossos interesse, a Frelimo jamais, a Frelimo jamais irá governar Tete, atirou.