“Afonso Dhlakama é controverso” diz Marcos Juma

O presidente do partido Nacional de Moçambique, vulgarmente conhecido por PANAMO, Marcos Juma, considera que o líder da Renamo é um homem controverso e imprevisível, daí que dele tudo se pode esperar.

“Ele hoje diz uma coisa, mas dia seguinte diz outra. Assume hoje um compromisso, mas a seguir o desfaz. Portanto, é um homem imprevisível. Mas ele deve saber que paciência também tem limites. O Presidente da República demonstrou, desde a sua tomada de posse, que é uma pessoa que quer a paz para o seu povo. Já se reuniu com ele por duas vezes. O Chefe do Estado está à procura da paz efectiva para os moçambicanos e isso deve ser correspondido”, disse Marcos Juma citado pelo jornal Notícia.

Marcos Juma lamentou a situação que vem acontecendo na província de Tete, onde as forças governamentais e os homens armados da Renamo tem vindo a confrontar-se nos últimos dias, obrigando a população a refugiar-se para o vizinho Malaui.

“Os moçambicanos vivem com os corações nas mãos. A tensão político-militar está a causar deslocamentos da população de Tete para o vizinho Malaui e isso é desumano.

Não é assim que se vive em democracia. Foi assinado um acordo de cessação das hostilidades, mas não foi implementado na sua componente de desmilitarização da Renamo.

No entanto, espero que o encontro nos traga em definitivo uma solução para tudo isto”, sentenciou Marcos Juma.

Deixe uma resposta