Filipe Jacinto Nyusi está reunido com Afonso Dhlakama

Depois de várias ameaças proferidas pelo líder da perdiz, Afonso Dhlakama, o recém eleito presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi finalmente aceitou encontrar-se e conversar com Dhlakama. Os dois estão reunidos num dos hotéis na cidade de Maputo desde as 11:00h de hoje.

Nyusi e Dhlakama

Filipe Jacinto Nyusi já havia mostrado a sua disponibilidade em se encontrar com o líder da Renamo. Exemplo disso verificou-se no dia 3 de Fevereiro, dia dos heróis Moçambicano, em que Nyusi disse abertamente a impressa que estava disposto a se encontrar com Afonso Dhlakama.

O líder da Renamo, por sua vez, suspendeu ontem (sexta-feira) a sua agenda no norte do país para regressar a Maputo, tendo em perspectiva o encontro com o Presidente da República, adiantou à o seu porta-voz, citado pela agência Lusa.

O conselheiro de Nyusi observou que “o Presidente está preocupado e prova disso é que, no mês passado, o encontro tinha sido marcado para os dias 23 e 26, mas falhou”.

“A paz é fundamental. Vocês sabem que o líder da Renamo mandatou uma equipa e estamos a trabalhar com ela”, afirmou o conselheiro do Presidente.

É a primeira vez que o Governo confirma a realização destas reuniões, que apenas tinham sido divulgadas pela Renamo.

Deixe uma resposta