Ainda não se sabe como. Mas a Renamo anunciou que Afonso Dhlakama vai dirigir na tarde de hoje, terça-feira, um comício popular no bairro da Munhava, na cidade da Beira, evento que marca o encerramento da III sessão do Conselho Nacional, que decorre naquela cidade. Na tarde de ontem, Afonso Dlhakama foi eleito por unanimidade e aclamação candidato da Renamo para as eleições presidenciais de Outubro próximo. Os níveis de popularidade de Afonso Dhlakama têm crescido muito, principalmente nas redes sociais, desde que as tropas governamentais começaram a persegui-lo com ordens para o matar.
É muito provável que Afonso Dhlakama comunique com a população por via de telefone. Mas o porta-voz da Renamo, António Muchanga, não confirma nem desmente tal situação, limitando-se a informar que “ficarão a saber quando lá estiverem”.
Há muito que Afonso Dhlakama não aparece publicamente. A última vez que apareceu foi em Maio, para se recensear, nas matas de Vunduzi. Desde lá, nunca mais apareceu, e tem comunicado com a imprensa por via de telefone.
Em relação ao Conselho Nacional, a reunião deste órgão, que também analisou a situação política do país, visava fundamentalmente tratar dos últimos acertos sobre a participação daquele partido nas eleições de Outubro próximo. José Manteigas, porta-voz do encontro, falou do espectro de guerra que se vive no país, tendo dito que, enquanto as tropas governamentais continuarem a fustigar a Gorongosa, a Renamo vai responder às investidas das FADM.
Liga dos Direitos Humanos diz que não vê problemas em criar um Exército único
FADM voltam a atacar base da Renamo em Mocuba e acabam em fuga
BancoMundial preocupado com “endividamento insustentável” da economiamoçambicana
Fonte: ( Canal Moz)