Economia MACROECONOMIA MICROECONOMIA UTILIDADES Sansão Machava

Diferença entre Crescimento Económico e Desenvolvimento Económico

Crescimento económico é um aumento de produtividade num determinado sector económico ou uma ligeira evolução numa determinada área económica.
Como por exemplo uma evolução apenas na área electronica dum determinado pais, isto é, quando se verifica computadores de marcas, celulares de marcas, electrodomésticos de ultima geração, etc.
Já o Desenvolvimento Económico é o crescimento Homogenio de todos os sectores económicos, isto é, diferentemente do crescimento económico o Desenvolvimento económico é o Crescimento de varias areas económicas duma determinada economia.
Por exemplo evolução nas áreas electrónicas, agrícolas,  pecuária,comercio, etc.
O Desenvolvimento Económico envolve também  a educação, saúde, renda, pobreza, etc.
Actualmente o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias.
O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1.
Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
Outra diferença existente entre Crescimento e Desenvolvimento Economico e o facto do crescimento económico dar-se no curto Prazo e O Desenvolvimento Económico dar-se no longo-prazo

Sobre o autor | Website

Editor chefe do Moz Massoko, empreendedor digital, Trabalho também com marketing de afiliados, nos tempos livres gosto de aprofundar os meus conhecimentos sobre internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.