Filipe Nyusi volta a rejeitar condicionalismos da Renamo

Falando durante a abertura da III Conferência Nacional Religiosa, que decorreu na cidade de Quelimane. O Chefe do Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, considerou que a paz é uma reconciliação de ideias.

“A paz pressupõe uma conciliação de ideias e não necessariamente a aceitação pura e incondicional de uma ideia”, disse Filipe Nyusi citado pela Lusa.

Nyusi e Dhlakama

Filipe Nyusi reiterou a vontade de se encontrar com o líder do maior partido de oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama.

“Temos certeza que o nosso irmão [Afonso Dhlakama] também almeja a paz e isso nos dá a esperança de que ele também tudo fará para que os moçambicanos possam beneficiar deste dom precioso”, acrescentou Filipe Nyusi.

O líder da Renamo devolveu recentemente um novo convite do Presidente para discutir a paz no país, alegando que só o fará quando o Governo cumprir integralmente os acordos já existentes, nomeadamente os acordos da Cessação das Hostilidades Militares, assinado há um ano, e o Acordo Geral de Paz, assinado em 1992, após 16 anos de uma guerra civil.

“Não há razão para derramarmos mais sangue dos moçambicanos. Conhecemos essa experiência e sabemos o quanto é cara”, salientou o Presidente, acrescentando que “ninguém dentre os moçambicanos, incluindo o Presidente da República, terá razão enquanto o país não viver a paz efectiva”.

Deixe uma resposta