Filipe Nyusi é o novo presidente da Frelimo

Filipe jacinto Nyusi, atual presidente da República de Moçambique é o novo presidente do partido Frelimo. Após muita confusão em torno da sucessão de Armando Guebuza na presidência da Frelimo, este finalmente cedeu à pressão e colocou o seu lugar a disposição. Nyusi foi o único candidato a assumir o cargo máximo do partido.

nyusi

Refira-se que no início da IV Sessão Ordinária do Comité Central do partido Frelimo, o porta-voz do partido de batuque e maçaroca, Damião José, disse que a sucessão da presidência do partido não fazia parte da agenda e que o assunto só poderia ser debatido no próximo congresso da Frelimo.

No mesmo dia, Guebuza fez o discurso introdutório, onde chamou aos seus pares de “barulhentos” e “perturbadores”, adicionando mais vocábulos pejorativos ao seu vasto repertório de insultos aos adversários. O mesmo escusou-se em falar da sua sucessão.

No final da Sessão Ordinária do Comité Central do partido Frelimo realizada no dia 27 de Março, algumas individualidades não esconderam a sua insatisfação, outros recusaram a dar qualquer tipo de pronunciamento.

O eterno admirador de Samora Machel, Jorge Rebelo disse que o discurso introdutório de Armando Guebuza, visava intimidar aos participantes a não discutir assuntos relevantes do pais. Rebelo defendeu que Armando Gueuza tinha que largar a presidência do partido.

Mediante tanta pressão, o ex-presidente da República decidiu abandonar o cargo máximo do partido Frelimo, que desempenhava desde o seu primeiro mandato na presidência da República .

Deixe uma resposta