Os deputados da Renamo só tomarão posse se a Frelimo ceder as exigências desse partido

O presidente da perdiz e o presidente da República de Moçambique se encontraram no sábado (7) passado, em uma das instancias hoteleiras na cidade de Maputo. Os dois conversaram durante cerca de duas horas e meia.

Na saída do Hotel o líder da Renamo, Afonso Dhlakama disse que estava satisfeito e garantiu que os ses deputados iria tomar posse durante esta semana e o Filipe Jacinto Nyusi, atual Presidente da República também mostrou-se satisfeito e optimista com relação ao futuro.

muchanga-moz-2Bmassoko

Todo mundo pensou que Dhlakama e Nyusi haviam chegado a um acordo em certos assuntos e que estava indo tudo muito bem. Mas o porta-voz da Resistencia Nacional de Moçambique (Renamo), António Muchanga, veio dissipar as dúvidas.

Muchanga garante que no encontro que aconteceu no Sábado, não se resolveu nada e que nada ficou decidido.

“No encontro, Filipe Nyusi não respondeu nada sobre as questões colocadas pelo presidente Afonso Dhlakama. Limitou-se a tomar nota para ir consultar os donos do país, que eu não conheço quem são. Se ficaram atento, é por isso que o presidente, naquela conferência de imprensa, disse ‘Eu e Nyusi não somos os donos do país’, o que significa que o país tem donos. Não sei quem são”, disse António Muchanga, acrescentando que “nem tudo depende de Nyusi sozinho”.

O porta-voz informou que, depois de Nyusi ter a resposta dos “donos do país”, só se esta for satisfatória para as exigências da Renamo é que os deputados vão tomar posse. Acrescentou que, caso não haja nada, o presidente Afonso Dhlakama vai concluir o seu périplo pelas províncias, e o passo subsequente será a concretização da formação do Governo da “República Autónoma do Centro e Norte de Moçambique”.
“Para já, não há nada que indica com precisão quando vão tomar posse. A situação está na mesma”, concluiu Muchanga, e informou que está marcado um outro encontro para uma data a anunciar, para clarificação de todos os aspectos.

Deixe uma resposta